O Instagram tem se tornado rapidamente a rede social de todo mundo, e não apenas para estudantes adolescentes. Em meados de 2016, um site de notícias informou que essa rede social possui mais de 500 milhões de usuários. Diariamente, os usuários dão 4,2 bilhões de “curtidas”.

Por isso, confira os 10 recursos e dicas para melhorar o desempenho no aplicativo:

  1. Ativar notificações de publicação

Você pode receber uma notificação sempre que um usuário específico postar uma foto ou vídeo novo. Para isso, é só ativar as notificações para cada usuário.

Acesse o perfil desse usuário e abra um dos posts dele. Clique nos três pontos do canto superior direito do post e selecione “Ativar notificações de publicação”.

Para desativar as notificações, siga os mesmos passos.

Observação: Se você seguir essas instruções e mesmo assim não receber notificações, confira se autorizou notificações do Instagram no seu telefone. Veja como:

Permitir notificações no iPhone/iPad: Vá até “Ajustes” e “Notificações”. Selecione “Instagram” e ative a configuração em “Permitir Notificações”.
Permitir notificações no Android: Vá até “Configurações”, role a tela para baixo e selecione “Apps”, depois “Instagram”. Selecione a opção para mostrar notificações.

2. Veja todos os posts que você curtiu

Basta ir para o seu perfil e clicar no botão “Opções” (um ícone de engrenagem no iPhone/iPad e três pontos no Android). Depois, clique em “Publicações que você curtiu”.

3. Descurtir post

Curtiu aquela foto ou vídeo sem querer? Não se preocupe! Para descurtir, vá até o post e desmarque o ícone de coração abaixo dele. O usuário não será notificado de que você descurtiu o post.

4. Limpe o histórico de pesquisa

Vá ao seu perfil e clique no botão “Opções” (um ícone de engrenagem no iPhone/iPad e três pontos no Android). Role a tela para baixo e clique em “Limpar histórico da busca”. Quando solicitado, clique em “Sim, tenho certeza”.

5. Reordene os filtros das fotos e oculte os que não utiliza

Para reordenar ou ocultar filtros, faça o upload de uma foto e comece a editá-la normalmente. Ao chegar na página de filtros, role para a extrema direita das opções de filtros e clique em “Gerenciar”.

Para reordenar os filtros: Mantenha o dedo pressionado sobre as três linhas cinza à direita do filtro que você quer mover e arraste-o para reorganizar.

Para ocultar os filtros: Desmarque todos os filtros que você gostaria de ocultar tocando na marca de verificação branca à direita do filtro.

Quando terminar, saia do gerenciador de filtros tocando no “X”, no canto superior direito.

6. Insira quebras de linha na sua biografia e nas legendas

Baste pressionar a tecla “123”, no canto inferior esquerdo do teclado, para exibir a tecla “Return” como ela apareceria normalmente no teclado do telefone.

Observação: lembre-se de que, recentemente, o Instagram começou a exibir as legendas em três linhas, sem que os usuários precisem clicar em “Mais” para ver todo o texto.

7. Oculte as fotos em que você foi marcado

Quando você é marcado em uma foto ou vídeo no Instagram, ele é adicionado automaticamente ao seu perfil, em “Fotos com você”.

Para ocultar do perfil os posts em que você foi marcado: Quando estiver nos posts em que foi marcado, clique nos três pontos do canto inferior direito da tela e selecione “Ocultar fotos”. Depois, selecione os posts que você quer remover do seu perfil. Ao terminar a seleção, clique em “Ocultar fotos do perfil”, na parte inferior da tela. Quando solicitado, clique em “Ocultar do perfil” novamente.

Para ver os posts em que você foi marcado: Acesse o seu perfil e clique no “ícone de pessoa”, no canto inferior direito.

Os posts não serão removidos do Instagram, mas sim do “Fotos com você”.

8. Aprovar fotos marcadas antes de elas aparecerem no seu perfil

Para adicionar tags manualmente: Vá até o seu perfil e clique no botão “Opções” (um ícone de engrenagem no iPhone/iPad e três pontos no Android). Selecione “Adicionar manualmente”. Com isso, você será notificado quando uma pessoa o marca em uma foto.

Para adicionar manualmente uma foto marcada ao seu perfil: Toque na foto em que você foi marcado, depois toque no seu nome de usuário e selecione “Mostrar no meu perfil” (se não quiser, selecione “Ocultar do meu perfil”).

9. Oculte anúncios que você não acha relevante

Você vê anúncios com base nas pessoas que segue e no que curte no aplicativo. Caso não sejam relevantes, pode informar ao Instagram e lentamente ensinar o que você gosta e o que não gosta de ver.

Para ocultar os anúncios no Instagram: Toque no rótulo “Patrocinados”, no canto superior direito de qualquer anúncio, e selecione “Ocultar”. Depois disso, aparecerá uma janela perguntando por que você não quer mais ver o anúncio.

Você também pode optar por não ver anúncios baseados em sites e aplicativos fora do Instagram e do Facebook nas configurações do seu dispositivo. Observe que, mesmo se você optar por não ver esses tipos de anúncio, ainda assim verá anúncios com base na sua atividade nas duas redes sociais.

Para limitar o rastreamento de anúncio em um iPhone/iPad: Vá para “Ajustes” e escolha “Privacidade” e “Publicidade”. Escolha a opção “Limitar Publicidade Rastreada”.

Para desativar anúncios baseados em interesses no Android: Vá para “Configurações do Google” e “Anúncios”. Escolha a opção “Desativar a personalização de anúncios”.

10. Direcione o tráfego para um site externo

Se colocar uma URL em uma legenda, ela aparece como texto simples. Isso quer dizer que os usuários terão o trabalho de copiar a URL, abrir um navegador da Web e colar ou digitar ali.

Uma maneira sorrateira de levar as pessoas a visitar o seu perfil do Instagram, onde fica essa URL clicável, é usar legendas atraentes nas suas fotos. Mantenha essa URL frequentemente atualizada para apontar para seu conteúdo mais recente no blog, um vídeo no YouTube, produto novo ou oferta.