Primeiros passos para otimizar um site

Primeiros passos para otimizar um site marketing digital em Vinhedo e Valinhos e São José Rio Preto.

Primeiros passos para otimizar um site

Primeiros passos para otimizar um site:

Primeiros passos para otimizar um site

Como o Google funciona?

O primeiro passo para otimizar um site para o Google é entender melhor como a ferramenta funciona e de que forma ela apresenta sua página nos resultados de pesquisas quando o usuário efetuar uma busca pela palavra-chave. Entendendo o básico: As buscas são divididas entre resultados “Pagos e Orgânicos”.

Anúncio Pago: (PPC – Pay per Click).

Os resultados que aparecem inseridos no quadro vermelho são aqueles em que os anunciantes pagam pelo clique (PPC Pay per Click) denominado SEM através de campanhas publicitárias no Google Adwords.

Anúncio Gratuito: (SEO – Search Engine Optimization).

Requer estratégias de aprimoramento técnico denominado SEO no seu site para alcançar posicionamento na primeira página de resultados e busca nos Google. A propósito: Em qual página do Google sua empresa está posicionada e quais as vantagens de aparecer logo na primeira página?

Necessidade de um site bem arquitetado:

 Primeiros passos para otimizar um site

Primeiro, o Google usa seu robô para rastrear todas as páginas que encontra. Esse robô vai, basicamente, entrando de link em link e lendo tudo o que a página tem e gravando tudo em um grande arquivo – os servidores no Google. A partir no momento em que um usuário faz uma busca, o Google vai procurar dentro desse arquivo a página que ele acredita que responda melhor aos anseios desse usuário. E faz isso utilizando um algoritmo.

Para explicar esse algoritmo costumamos utilizar uma comparação que torna o entendimento um pouco mais claro: imagine que você está entrando em uma livraria e queira comprar um bom livro sobre marketing. Não importa se alguém escreve sobre outros assuntos, a primeira coisa a se fazer é limitar pelo tema. Para isso, precisamos encontrar “pistas” em cada livro que mostrem se eles possuem relação com o assunto ou não. Encontramos essas pistas olhando o título, o subtítulo, a capa, o índice, o sumário e talvez alguma folheada no meio no conteúdo.

Depois é preciso classificar os melhores, colocando em ordem de acordo com a relevância. Nesse ponto, devemos tentar identificar as melhores obras e autores mais reconhecidos. Formas de fazer isso são tentarmos nos lembrar das indicações que já recebemos, de palestras feitas, no currículo de cada um e assim por diante. No caso Google, a intenção é mesma: escolher algo que represente bem o tema e classificar de acordo com a relevância. O que muda é a forma de se chegar lá, uma vez que não há memória ou julgamento humano para escolher os resultados. Para identificar se a página fala sobre o assunto são analisadas as partes importantes da sua estrutura, como o título, os subtítulos, os textos, as legendas das imagens e outros elementos que vamos apresentar mais adiante.

Tudo isso é comparado com as palavras buscadas, procurando assim reconhecer alguma relação. Já a classificação leva em conta o quanto a página é relevante. O principal parâmetro é o número de vezes que ela é indicada por terceiros. Na Internet, isso toma a forma de links recebidos, que funcionam quase que como votos. Quanto mais links e de sites com maior autoridade uma página tiver, maior a probabilidade de ela alcançar as primeiras posições no Google.

Há também outros itens que denotam que o usuário teve uma boa experiência: velocidade de carregamento da página, o fato de o visitante voltar ou não ao Google após entrar na página (se voltar é porque não encontrou o que procurava – experiência ruim). Resumindo muito, essa é a base de um bom trabalho de SEO: páginas de qualidade em um site bem arquitetado, orientadas para as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e buscadas pelo seu público e diversos links recebidos gerando autoridade. Nos próximos capítulos vamos entrar mais a fundo em cada um desses itens.

 

Primeiros passos para otimizar um site

Primeiros passos para otimizar um site

Primeiros passos para otimizar um site

Primeiros passos para otimizar um site